Você pode me ouvir? Minha voz...Você pode ouvi-la?
Hikaru Shindo é um garoto normal de 12 anos, que um dia revirando as coisas do seu avô para ver se encontrava algo que pudesse vender puxa para fora de uma caixa uma velho tabuleiro de Gomoku Narabe (tabuleiro utilizado para se jogar Go). Um fantasma sai do velho artefato e diz a Hikaru sua triste história.
Seu nome é Sai Fujiwara, um homem que foi um instrutor de Go do imperador do Japão a mil anos atras.
Entretanto, por causa de uma trapaça de seu oponente durante um jogo, Sai foi acusado de ser o trapaceiro e banido da cidade. Com nenhum meio de subsistência ou outra razão para viver, Sai comete suicido afogando-se num lago. Agora, assombra o tabuleiro, e quer realizar jogada perfeita, chamada a “mão de deus” e espera faze-la com Hikaru.
Hikaru no Go é um anime mangá excelente. .
Hikaru no Go, conta a história de Shindou Hikaru, um garoto sem nenhum conhecimento sobre Go que resolve vender o tabuleiro de Go do avô, mesmo que sem permissão. Contudo, enquanto ele limpava o tabuleiro percebeu uma mancha de sangue que nem mesmo sua amiga que o acompanhava, Akari, conseguiu ver.
É aí que Hikaru escuta uma voz indagando se ele era capaz de ver a mancha de sangue. Como não havia ninguém no local exceto Hikaru e Akari, o menino fica desesperado querendo saber de quem é a voz que ele está ouvindo. Esse é o renascimento de Fugiwara no Sai.
Há mil anos, Sai era um dos instrutores de Go do imperador em Kyoto, mas o outro instrutor desafiou Sai para uma partida e quem vencesse seria o único instrutor do imperador.
Durante a partida, Sai percebe a trapaça de seu adversário, mas antes que pudesse apontar a trapaça o outro acusa Sai de trapacear.
O imperador manda o jogo prosseguir e em desvantagem e desequilibrado pelo ocorrido, Sai perde a partida e é obrigado a deixar o Palácio Imperial carregando a fama de trapaceiro.
Inconformado com o rumo dos acontecimentos, Sai se afoga dois dias depois. Mas Sai ainda queria continuar jogando Go. Sai estava em busca da jogada perfeita, a “jogada de Deus”.
Sendo assim, há 149 anos, um garoto conseguiu enxergar as lágrimas que Sai derramava sobre o tabuleiro de GO, então ele pede emprestado o corpo do menino, Tourajirou, para jogar Go e em fim alcançar a “jogada de Deus”.
As habilidades de Sai fazem com que Tourajirou fique muito famoso e mais tarde seja conhecido como Honimbou Shuusaku, o Deus do Go. Contudo, uma doença faz com que Torajirou morra prematuramente, antes que Sai possa alcançar a “jogada de Deus”. Então, o sangue que Hikaru viu no tabuleiro é de Tourajirou.
Como Sai ainda queria continuar em sua busca, ele reaparece no Japão moderno para Hikaru, ainda que o menino não tenha nenhum interesse pelo Go. Mas como Sai está meio que preso a mente de Hikaru e ficar sem jogar Go constitui uma tristeza tão grande que faz o menino vomitar, Hikaru aceita empresta seu corpo para que Sai possa jogar de vez em quando.
Assim começa a história de Hikaru e de Sai.
Até aí bem clichê, mas Hikaru no Go tem aquele Quê a mais. Primeiramente, Hikaru é um personagem super carismático (quem é fã de Naruto sofre o enorme risco de se apaixonar por ele). Por sua vez Sai, pode ser tanto aquele super gênio que formula estratégias que deixam todos de boca aberta quanto o companheiro super engraçado de Hikaru que se arrebata por cada nova maravilha do Japão moderno. Os dois vão encantar você. Apenas dê uma chance para eles.
Os demais personagens também são bem carismáticos. Destaque especial para Touya Akira que se tornou o Sasuke da vida do Hikaru (Não conferi para ver qual foi lançado primeiro, Hikaru no GO ou Naruto, mas um é bem parecido com o outro). As semelhanças serão tratadas mais tarde.
Touya Akira é o filho do famoso Touya Koyo, ou Touya Meijim (Título dentro do mundo do Go), o homem mais próximo de alcançar a jogada de Deus. Só isso já seria o suficiente para atrair a atenção de Sai, mas antes mesmo que Hikaru e seu amigo fantasma descobrissem a identidade do menino, eles o enfrentam na primeira partida de Sai e o derrotam completamente.
Mas acontece que Touya não era um garoto qualquer. Apesar da pouca idade, Touya já estava bem próximo de se tornar um Pró, jogador profissional de Go. Ser derrotado por um menino que dizia ser a primeira vez que jogava e que nem sabia segurar as pedras de GO corretamente foi o grande trauma de Touya. Assim ele desiste de tentar alcançar o nível do pai e se concentra em um único objetivo: derrotar Shindou Hikaru. Então começa a perseguição de Touya por Sai encoberto pela figura de Hikaru.
Por sua vez, ao ver toda a vontade de jogar de Touya, Hikaru decide aprender a jogar GO e um dia alcançar o nível do garoto para poder enfrentá-lo sem a ajuda de Sai. As complicações começam aí.
Como Hikaru fica cada vez mais envolvido no mundo do GO, ele começa a jogar mais enquanto Sai vai jogando cada vez menos. Ainda que Hikaru tenha muito potencial, ele não chega aos pés de Sai, daí a explicar a diferença do Hikaru que jogava sob as orientações de Sai e o Hikaru que joga por conta própria para aqueles que viram os dois, se torna bastante complicado.
Com ompassar do tempo, Hikaru decide perseguir Touya do mesmo modo que esse perseguia Sai, pensando que era ele, mas isso não será fácil. Para ter a chance de jogar de igual para igual com Touya, Hikaru terá que ir para o mundo dele, o mundo dos profissionais de GO.
“Eu quero jogar... Touya, assim como você está perseguindo o Sai... eu estou te perseguindo! Um dia irei te alcançar!” (Shindou Hikaru)
O caminho que Hikaru trilhou...
O clube de go
Depois de decidir aprender a jogar GO por conta própria e enfrentar Touya Akira um dia, Hikaru vai para o colégio Haze onde junto a Tsutsui, um senpai de lá, e Akari ele tenta conseguir membros suficientes para irem a um torneio de GO interescolar.
Hikaru já havia participado de um torneio de GO pelo colégio Haze antes mesmo de ter entrado para aquele colégio ao lado de Tsutsui e Kaga, presidente do clube de Shougi que é muito mais forte que Tsutsui que é o presidente do clube de GO, mas devido a sua participação irregular o colégio Haze foi desclassificado do torneio. Dessa vez, já que Kaga não está nem um pouco disposto a participar do torneio de novo, Hikaru e Tsutsui procuram desesperadamente um membro e aí entra Mitani. Graças a uma ajudinha de Sai, Hikaru consegue arrastar Mitani para o torneio, mas isso é um problema porque Touya que não entende por que Hikaru se recusa a jogar contra ele também entra no torneio pela Academia Kaio.
Mais tarde mais membros entram para o clube de GO e outros saem. Ainda assim esse foi um dos primeiros passos de Hikaru.
Como insei
O próximo passo de Hikaru é se tornar um insei, alguém que estuda no instituto japonês de GO. Junto aos outros inseis Hikaru aprende muito e amadurece bastante. Ao tornar-se insei, Hikaru quase não dá chance para o Sai jogar.
É nesse instituto que Hikaru fará amigos importantes e deixará Sai definitivamente como seu professor particular. Agora Sai só joga com Hikaru.
Isumi-san, Waya e Fuku se tornam os grandes amigos de Hikaru e mesmo sabendo que durante o exame pró eles se enfrentarão a amizade entre eles é algo inevitável.
Essa fase é bem séria e nem tudo acaba bem no final. Somente três candidatos podem passar no exame, então nem todo mundo pode virar pró.
Como um Sho-Dan
Um novo Dan é, geralmente, um pro novato. Quando Hikaru chega lá, percebe que o mundo dos prós não é fácil. Perseguir Touya Akira não é moleza, ainda mais quando as habilidades do filho do Meijim estão cada dia mais surpreendentes.
As surpresas que ocorrem nessa fase fazem com que a história dê uma grande reviravolta e confesso que tive vontade de parar de assistir o anime. O amadurecimento de Hikaru não vem de graça, vem a custo de muitas lágrimas, mas o fato é que ele amadurece.
Days
Quantas lembranças dolorosas nós tivemos?
Quais dias divertidos
Nós vamos guardar de agora em diante?
Quando nos encontramos num parque próximo
Nós rimos alto até a meia-noite chegar.
Para sempre. Eternamente.
Estou feliz pelo milagre
De vivermos na mesma época.
Quando nos encontrarmos de novo,
Continuaremos a rir juntos.
Quais sonhos iremos dividir da próxima vez?
(GOGO_ Tradução: )
Todos os olhares voltados para ele...
Por causa de Sai, Touya começou a perseguir Hikaru. Foi em busca daquele que o derrotou que Touya decidiu entrar em um torneio interescolar de Go, mesmo que isso o tenha afastado um pouco do seu primeiro intento de se tornar um pró.
Só o fato de ser digno da atenção de Touya Akira, já fazia com que muita gente se interessasse por Hikaru. Para piorar, quem presenciou as partidas de Sai espera muito de Hikaru. Touya Meyjim sempre foi curioso pelo menino que derrotou seu filho. Igualmente curioso estava seu discípulo, Ogata. Só tendo esses dois focados nele, já seria o bastante para fazer todo mundo olhar para Hikaru mesmo que seu GO não condizesse com sua fama.
Com o passar do tempo, e depois do massacre de Sai no Go da internet, muita gente acaba reparando que o Go de Hikaru se parece muito com o do misterioso jogador da internet, Sai. Waya chega a pensar que Hikaru é discípulo de Sai. Bem, isso é verdade de certa forma, mas não tem como Hikaru admitir que seu professor é um fantasma que viveu há mil anos e até hoje é reverenciado como o Deus do Go na figura de Honimbo Shuusaku.
Com o passar do tempo, Hikaru começa a chamar a atenção por ele mesmo, afinal ele tem um potencial que chamou a atenção até mesmo de Sai.
I’ll be theone
Nesses olhos, seus olhos
Tudo irá aparecer
Eu saberei dizer a verdade
Nesses tempos em que vivemos,
Quantos sonhos podemos manter
Enquanto choramos e perdemos...
E ainda tentamos alcançá-lo?
Mesmo assim, eu irei encontrar a jogada decisiva...
Boa como a de qualquer outro, e então alcançarei meu sonho.
Nesses olhos, seus olhos
Tudo irá aparecer
Eu saberei dizer a verdade
Mesmo com a dura realidade...
Que eu já não agüento
Eu não deixarei...
Que termine assim.
(Tradução: Ta-kun)
Personagens
Touya Akira
Um jovem gênio do Go que teve suas expectativas destruídas por Sai (por assim dizer...). Touya treinou muito e abriu mão de se dedicar exclusivamente em se tornar pró para entrar no torneio de GO interescolar, mesmo que com isso estivesse sendo mal visto (afinal ele é quase um profissional e alguém assim entrar num torneio amador de colégio é visto como, no mínimo, injusto). Contudo, existe uma enorme diferença entre o Hikaru que derrotou Touya, Sai, e o Hikaru do torneio. Quando Hikaru decide alcançá-lo, primeiramente Touya não dá importância, mas no decorrer da história ele vai vendo que Shindou está se tornando seu rival.
Waya
Waya foi um dos primeiros a enfrentar Sai na internet e ser massacrado. Waya é um cara legal, mas que está sempre menosprezando um pouco Hikaru pelo nível baixo de GO que o menino possui. No começo ele é meio chato, mas com o passar do tempo ele fica bem mais legal. Waya tem uma enorme força de vontade e é alguém com quem os amigos podem contar sempre.
Isumi-san
Isumi-san ficou muito tempo como o insei número um do intituto de Tokyo, mas nem assim ele conseguiu se tornar pró antes da chegada de Hikaru. Isumi é um cara legal, mas muito sério. Por isso ele tem dificuldade de manter o controle sobre si durante partidas sérias. A pouca confiança que tem em si mesmo também fazem com que o Go dele não seja muito firme. Isumi só consegue superar isso quando vai para bem longe para se aperfeiçoar. Ele também é o responsavel pela volta de Hikaru ao Mundo do go.
Akari
A melhor amiga de Hikaru. Akari sempre estava ao lado de Hikaru até que o menino começa a se envolver com o GO. No princípio Akari fica confusa e não entende o súbito interesse do amigo por um jogo de tabuleiro, mas ela acaba entrando para o clube de GO do Colégio Haze para ficar perto de Hikaru. Como ela não tem o mesmo potencial de Hikaru e nem um fantasma para treiná-la e incentivá-la, Akari começa com um GO de nível bem fraco, mas vai sentindo-o crescer aos poucos. Tanto que ela chega a ir para o torneio de GO interescolar como o time feminino de Haze. É evidente que ela gosta de Hikaru e se preocupa muito com ele, mas o nosso protagonista loirinho não olha muito para ela. Ele só tem olhos para o GO.
Mitami
Mitani é um menino muito habilidoso que costumava freqüentar salões de GO e trapacear as pessoas. Ainda assim, Hikaru vê nele um ótimo membro para o clube de GO e faz de tudo para arrastá-lo para o torneio interescolar. No principio Mitani não se interessa muito pelo torneio e nem pelo clube, mas o tempo vai passando e ele realmente começa a se importar com o clube e ater como objetivo vencer o torneio. Quando ele se junta ao clube, ele não se dá muito bem com o presidente, Tsutsui, por esse ser certinho demais e sempre duvidar dele, mas com o tempo as coisas vão mudando. Ele faz o tipo garoto rebelde até o final do anime.
Kaga
Kaga era o presidente do Clube de Shougi, mas era extremamente forte no Go. Os boatos dizem que ele foi o único a derrotar Touya Akira, mas Kaga tem um forte ressentimento contra o menino. Ao ver o talento de Hikaru no festival de sua escola, Kaga faz com que Hikaru entre com ele e Tustsui no torneio de Go interescolar, mesmo Hikaru não sendo um aluno de sua escola, a Haze. Kaga é muito melhor que Tsutsui no Go, por isso sempre está provocando o colega. No princípio ele parece ser um cara muito chato, mas depois ele se mostra um cara super legal, principalmente com Hikaru.
Tsutsui
Tsutsui fundou sozinho o clube de Go da escola Haze, mas por falta de membros não conseguia ir ao torneio interescolar. Graças a uma armação de Kaga, eles e Hikaru participam de um torneio. Depois disso Hikaru e Ikari entram para a Haze e para o clube. Tsutsui é um cara legal e simpático que sempre tenta dar o melhor de si, mas é um pouco inseguro consigo mesmo. Aos poucos ele se torna mais forte tanto no GO como emocionalmente. Ele se torna uma figura lendária no clube de GO da escola Haze, ainda que uma certa pessoa as vezes faça uso de seu nome (No mangá,vol. 18, extra 2, Kaga se faz passar por Tsutsui para ajudar os novos membros do clube de GO).
Ogata
Ogata é um dos discípulos de Touya Kouyo. Ele é orgulhoso, arrogante e ambicioso. Ele foi um dos primeiros a se interessar por Hikaru, depois de ouvir o comentário desse em um torneio de GO infantil. Seu GO é extremamente forte, mas ele pode ser facilmente abalado se for provocado na medida certa. Durante o anime/mangá ele se torna cada vez mais forte e almeja tomar, não só o titulo de seu sensei, como o de todos os grandes do GO. Apesar de tudo ele é legalzinho.
Kurata 9-Dan
Kurata conheceu Hikaru durante um evento quando, graças a Sai, o menino identificou uma assinatura falsa de Shuusaku. Na ocasião, kurata ficou curioso sobre Hikaru, mas ao ver o seu GO ele ficou mais impressionado ainda. Durante a Copa Hokuto (Preliminares no OVA Especial e fim da copa no mangá) ele se torna capitão da equipe do Japão. Kurata é um cara comilão e convencido, mas legal. Ele realmente tem confiança no potencial de Hikaru.
Yashiro
Yashiro é do instituto Nacional de Go de Kansai. Durante a Copa Hokuto ele entra para a equipe do Japão ao lado de Hikaru e Toya. Yashiro possui um GO extremamente ousado e agrssivo, o que chama muita atenção, mas não tem tanta experiência em torneios quanto Touya e Hikaru. Ao contrário da família de Hikaru, que mesmo sem compreender o interesse do menino em GO, o apóia, Yashiro tem que provar aos pais que seu GO não é uma perda de tempo. Por essa razão ele está disposto a dar tudo de si na Copa Hokuto.
Ko Yonha
Ko é o capitão do time de GO da Coréia na Copa Hokuto. Durante uma entrevista, por causa de um erro do tradutor, fica parecendo que Ko rebaixou o GO de Shuusaku. Por causa disso, Hikaru fica furioso e decide mostrar que o Go de Shuusaku, Sai, está vivo dentro dele. Quando Ko percebe o mal entendido ele resolve deliberadamente provocar Hikaru fazendo comentários maldosos sobre Shuusaku. Ele é um cara convencido e metido a besta que não gosta apenas de ganhar, ele quer humilhar se adversário. E por ser o dono de um GO extremamente eficaz, ele é um adversário e tanto. Realmente não gosto dele.
Perseguindo um sonho
“Shindo... Por que você apareceu diante de mim? Por que eu te sigo? E por que você me segue?” Touya Akira
Quando Akira foi derrotado por Sai através de Hikaru, seu mundo desabou. Ele não podia acreditar que ele, o filho de Touya Meiji, fora derrotado por um garoto que estava jogando GO pela primeira vez. Desde então, Akira praticou o máximo que pôde para chegar ao nível de Hikaru. Assim começou a sua busca. Mas Hikaru recusou-se a jogar contra ele de novo, então Akira se viu forçado a participar do torneio de Go interescolar. Para isso ele entrou para o fortíssimo clube de GO da Kaio, mas encontrou várias dificuldades. Como seu GO era muito forte, os outros membros do clube o viam como um usurpador a um lugar na equipe do torneio que, por direito, deveria ser dos veteranos do clube. Akira passou por muitas coisas e muitas armações para ter a chance de enfrentar Hikaru de novo, mas quando ele percebe que o GO que estava procurando não está no menino ele o despreza.
“Eu quero jogar, touya... Assim como você está perseguindo o Sai, eu estou te perseguindo! Um dia irei te alcançar!” Shindo Hikaru
Hikaru começou a jogar GO por causa de Sai, mas ao ver a seriedade e determinação de Akira, decidiu jogar por si só. Quando começou a jogar sem a ajuda de Sai, Hikaru evitou o máximo que pôde enfrentar Akira. Ele queria ficar no nível de Akira antes de enfrentá-lo, mas por causa do torneio, isso não foi possível. Ao receber o desprezo de Akira, Hikaru decide persegui-lo, mas Akira está muito longe dele. O único modo de alcançá-lo é trilhando os mesmos passos que o menino. Desse modo Hikaru se torna um insei e consequentemente um pró, mas nem assim Akira olha para ele. A diferença entre os dois ainda é absurdamente grande. Mas Hikaru não pretende desistir só por isso.
Assim como Naruto tinha verdadeira obsessão em chegar ao nível de Sasuke e mais tarde Sasuke foi quem percebeu que estava em um nível onde Naruto o alcançaria facilmente e quis lutar para se manter no topo, Akira percebe que Hikaru o está perseguindo e em breve o alcançará. A relação dos dois é bem parecida com a de Naruto e Sasuke: Os dois são rivais, mas tem um profundo laço de amizade, embora a amizade entre Akira e Hikaru tenha surgido depois da rivalidade (Espera aí...com Naruto e Sasuke foi assim também).
Para descobrir a força de Hikaru, Akira treina Ouchi para que ele enfrente Hikaru em um nível superior e assim determine o potencial de seu rival. Depois disso, Akira não pôde mais ignorar Hikaru.
Perdido no tempo...
“O GO é infinito. Mesmo depois de milhões de jogos, continuo sem entender. Será que existe uma resposta? O goban continua sendo apenas uma profunda escuridão. Seguindo em frente usando somente seu tato, buscando a luz... Só o corpo é mortal; a mente vive eternamente no labirinto das 19 linhas. Ainda não alcancei a jogada divina...” Fugiwara no Sai
Sai não pôde descansar em paz por que ainda não havia alcançado a jogada divina e por isso Tourajirou emprestou seu corpo a ele para que pudesse jogar. Contudo, Tourajirou morreu antes que Sai alcançasse seu objetivo. Assim, Sai reviveu através de Hikaru e pensou que com o garoto ele finalmente poderia alcançar a jogada divina, mas as coisas não saíram como Sai pensou. Hikaru criou interesse por GO e decidiu jogar por conta própria deixando Sai como seu instrutor particular. Sai era um gênio, mas mesmo assim, Hikaru não quis deixá-lo jogar mais. Dia após dia, Sai assistiu o Go de Hikaru crescer enquanto o dele definhava.
Vou em frente a uma grande aventura...
A gentil luz do sol dá um sentimento de partida
O céu e as flores, olhe como eles estão sorrindo.
O que será que me espera adiante?
Respirando forte... Abra a porta dos seus sonhos levemente com suas mãos e vamos lá!
Por que eu fui soprado pelo vento e o meu coração foi tocado!
Eu seguro os meus pertences em uma mão.
Por que eu fui soprado pelo vento e não posso causar conflitos!
Vou bem longe, até eu chegar naquele lugar.
Eu não irei perder! Eu não irei chorar!
Até que eu faça o meu sonho se realizar um dia...
Aquele céu estava sorrindo! Aquelas flores estavam sorrindo!
Eu também irei sorrir algum dia, por que...!
Eu irei pasar sobre qualquer obstáculo por que...!
Eu não tenho medo mais de nada!
Sem entender por que ele tinha que reviver na mente de Hikaru e inconformado, Sai passa a ficar cada vez mais mal humorado. Hikaru vê tudo isso com egoísmo de seu companheiro. Mas Sai está muito sentido, afinal ele nem pode pegar nas pedras de GO sem a ajuda de Hikaru.
Mesmo quando Sai diz a Hikaru que em breve irá desaparecer, o garoto só essas palavras de Sai com uma espécie de chantagem emocional para fazê-lo deixar Sai jogar. Nunca passou pela mente de Hikaru que Sai, de fato, fosse desaparecer.
“Um milênio virou dois, construídos lentamente por cada pessoa. O longo caminho que leva a jogada divina... A minha parte nesse caminho acabou.” Fujiwara no Sai
“Há 140 anos... Tourajirou emprestou seu corpo para mim. Se Tourajirou existiu para o meu intento, eu existi por Hikaru. Então, Hikaru existe por alguém também. E esse alguém também estará aqui por outra pessoa...” Fujiwara no Sai
Em busca do Gênio que se perdeu...
Hikaru nunca pensou que Sai pudesse deixá-lo algum dia. Acostumara-se a tê-lo sempre ao seu lado e isso o fazia feliz, mesmo quando Sai estava mal humorado. De repente Sai não estava mais lá e Hikaru não foi capaz de compreender sua ausência. Se Sai não alcançou a jogada divina, então não podia ter ido embora. Após buscá-lo desesperadamente por Sai em todos os lugares, Hikaru se dá conta de que o amigo era um verdadeiro gênio e que por seu egoísmo o talento de Sai estava se perdendo. Desesperado, Hikaru pede a Deus que traga Sai de volta e em troca ele nunca mais iria jogar. Mesmo sem resposta, Hikaru decide abandonar o GO.
Ele acredita que se jogar, se tiver vontade de jogar, Sai nunca mais voltará. Mas o mundo do GO irá se conformar sem Hikaru? Como ficam seus amigos que contam com ele ou seu rival, Akira, que finalmente passou a olhá-lo com respeito?
“...o sai está no Go que eu jogo.” Shindo Hikaru
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